Liderança da Comunidade Hesed participa da Conferência Estadual de Meio Ambiente e é recebido pela Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

O Reverendo Pastor, Antonio Silva, líder da nossa comunidade, participou desse importante evento como delegado eleito pelo município de Bragança do Pará, representando a Rede Inter-religiosa "Amazonizar" (Sociedade Civil Organizada). O evento foi realizado entre os dias 12 e 13 de março de 2025, no Centro de Eventos Benedito Nunes, no campus magno da Universidade Federal do Pará, em Belém. E contou com a presença da Ministra do Meio Ambiente e Emergência Climática, Marina Silva e várias outras lideranças políticas.

O pastor Antonio, atuou ativamente dos trabalhos no grupo temático sobre justiça climática, em colaboração com indígenas de diversas etnias, e babalorixás de religiões de matriz afro.

A nossa liderança ainda defendeu o incentivo aos fóruns comunitários de meio ambiente, e o fortalecimento da Defesa Civil, assim como, o compromisso das prefeituras com a elaboração e monitoramento dos planos de prevenção a desastres climáticos. Também contribuiu com voz e voto, nas rodadas de votações referentes à priorização das propostas que integrarão a pauta da Conferência Nacional de Meio Ambiente, que se realizará em maio.

Durante o evento, o pastor, que também é jornalista e Mestre em Ciências Ambientais, foi recebido pela Ministra Marina Silva. 


Durante a ocasião, profeticamente, o nosso líder questionou o posicionamento da responsável pela pasta acerca da exploração de petróleo na foz do Amazonas (Margem Equatorial), a qual conta com o apoio do Presidente Lula (PT). Cujos interesses dos agentes econômicos sinaliza para uma exploração desse recurso natural, ao custo de possíveis impactos aos ecossistemas do bioma.

As conferências de Meio Ambiente, são experiências originais de participação democrática, são momentos privilegiados de encontro entre o Estado e a Sociedade Civil, onde o primeiro tem menos poder do que em outras instâncias, onde estes encontros acontecem, como são exemplos os diversos Conselhos Nacionais. Apesar de o Estado ser o responsável pela convocação das conferências e pelos seus financiamentos, os resultados não são controlados por ele. Os delegados que atendem as conferências discutem em grupos as políticas institucionais, votam por demandas e constroem o relatório final. O limite desta participação está no caráter consultivo destas decisões que apesar de serem solicitadas pelo governo, não tem, legalmente, qualquer responsabilidade com elas.

Assessoria de Comunicação Institucional (ASCOM)

Comunidade Evangélica Hesed

Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url