Mensagem Pastoral por ocasião das festas de Natal e Ano Novo.

priest reading bible during congregation in church - pastor - fotografias e filmes do acervo

 Estimados(as) irmãos e irmãs,

É chegado o momento de encerrarmos mais um ciclo. Ao longo dessa jornada, passamos por muitas estações, que trouxeram consigo seus ensinamentos. Cada pessoa conhece bem o que viveu e os desafios que precisou superar no decorrer desse ano. Por tudo isso: gratidão!

Viver de fé é exatamente isso: compreender os sinais dos tempos, confiar que Deus conduz a nossa história pessoal, e mesmo quando os ventos sopram contrário, jamais perder a esperança. 

O Natal desse 2023 é peculiar: guerras por todas as partes do planeta, tiraram a vida de milhares de pessoas inocentes e provocou a diáspora de vários povos e comunidades. O mundo pós o desastre da pandemia, frustrou bastante a expectativa que tínhamos na melhora da humanidade.

Lamentamos muito o que vem acontecendo e oramos instantemente pelo restabelecimento da paz no mundo, mas também da paz em nossos lares - já que também várias famílias enfrentam tensões internas - e da paz nas nossas igrejas, pois também transformamos nossas denominações em territórios de disputas ideológicas, situações como essas maculam a essência da mensagem evangélica de Jesus e afastam as pessoas da religião, abalando muitas vezes a fé.

A teologia natalina, por si só, mexe com os sentimentos de cristãos e não cristãos. É um momento muito especial onde temas como a solidariedade, a fraternidade universal e a celebração familiar ficam muito em evidência. Essa energia envolvente toma de conta das nossas casas, dos nossos ambientes de trabalho, das ruas da cidade [...].

O evangelista Lucas narra o nascimento de Jesus, em território estrangeiro, no capítulo 2. O texto bíblico nos indica que o filho de José e Maria, nasceu em Belém da Judeia, atual Cisjordânia, região onde hoje é o epicentro do conflito entre Israel e o Hamas.

A lição é de humildade e desprendimento, as quais seriam a marca de toda a vida e ministério do Filho de Deus. "Não havia lugar para eles na pensão (Lc. 2:7)". Dessa forma, o amor nasceu em meio ao frio, e no lugar de um belo enxoval (como é de costume em nossa cultura), apenas palhas para deitar.

"Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês — o Messias, o Senhor!  (Lucas 2:11)", a prova é uma criança enrolada na manjedoura. Eis o anúncio do anjo aos pastores, a estrela foi a guia, que levou os magos até a criança. Lucas não dá detalhes de como foi essa viagem dos magos, pois provavelmente o relato desse acontecimento tenha sido uma transcrição oral (provavelmente da própria Maria, com quem tinha especial afeição).

Ao nos debruçarmos na meditação desse acontecimento tão importante para a história do cristianismo, podemos concluir que a estrela que guia a humanidade é a esperança. É ela que nos impele a prosseguir! Da mesma forma que os pastores, estavam aguardando o nascimento do salvador (prometido muitas vezes pelos profetas), também nós aguardamos a segunda vinda de Cristo e, para aqueles que não professam a religião cristã, tenho certeza que também esperam por dias melhores.

Neste Natal que o Divino Espírito nos preencha de fé, gratidão e esperança, por Deus enviar seu filho ao mundo para nos remir. Oramos, também, pelas pessoas solitárias, em situação de vulnerabilidade social e econômica; pelos refugiados; pelos idosos que se encontram abandonados pelas suas famílias; pelas pessoas desempregadas, com depressão e com comorbidades. Seja Deus o vosso auxílio e proteção.

Feliz Natal e um Novo Ano de graças e prosperidade.

Reverendo + Antonio Victor

Comunidade Evangélica HESED




Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url