Ecumenismo: Reverendo Iuri Rogério é ordenado diácono na IEAB.


O rito foi presidido na manhã tropical do último domingo (26), na Catedral Anglicana de Santa Maria em Belém-PA, pela Bispa Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, + Marinez Bassoto. 

Com liturgia própria da tradição desta igreja, a solenidade contou com a concelebração de membros do clero da Diocese Anglicana da Amazônia, convidados ecumênicos e o povo de Deus.

Iuri Rogério da Silva Lima é coordenador da Rede Ecumênica Amazonizar (REA), à qual a Comunidade Evangélica HESED também faz parte. Apesar da nossa prematura caminhada junto à REA, nossa liderança possui fortes laços de fraternidade e diálogo com o neo-reverendo anglicano.

Aos 37 anos, Iuri acumula em sua biografia, uma extensa trajetória de vida doada em favor das causas sociais. Que vai desde a participação no movimento estudantil secundarista, perpassando pelo movimento de luta pela moradia nas periferias da cidade metropolitana de Ananindeua no Pará, até a capital do Estado do Amazonas.

Em Manaus, ainda como leigo, o jovem reverendo assumiu papel profético na expansão missionária, o que resultou na fundação do ponto missionário Santa Maria Madalena Apóstola (Comunidade Anglicana de Manaus), em 2018. 

Tal empreita foi um marco na própria história da Diocese da Amazônia, já que várias foram as tentativas de consolidar uma presença anglicana naquelas terras. 

O trabalho dos jovens anglicanos na periferia da capital amazonense possui conotações evangélicas que coincidem com o ministério de Jesus em Cafarnaum. Foi naquela pequena vila de pescadores — mencionada 19 vezes nos evangelhos — que o filho de Deus chamou 4 dos seus discípulos e elevou aquele lugar como ponto central da sua missão.

Dessa forma, ao contrário de Daniel Kidder¹, Metodista Episcopal que desejava converter os amazônidas ao protestantismo, solapando seus costumes e valores [...] No coração da Amazônia, a missão dos protestantes anglicanos não é nada etnocêntrica, e se desdobra assumindo características ecumênicas, de respeito ao pluralismo religioso presente na região. Caminhando de mãos dadas com o ativismo ambiental e indígena.

Pastor Antonio Silva, à esquerda / Rev. Iuri ao centro / e Bispo Renato (FAE), à direita.

Para o Pastor Antonio Silva, líder da Comunidade Evangélica Hesed "A celebração de ordenação do Iuri mostrou a sua cara [...] aquilo que ele é em essência. Um ser humano de alma e coração aberto, plural, respeitoso, ecumênico, líder, que sabe dialogar e fazer amizades [...] Tenho certeza que será um ministério muito fecundo — diferente daquele de manutenção — dinâmico, profético, plantado no chão da Amazônia!” — Afirmou o reverendo, o qual se fez presente na cerimônia como convidado ecumênico.

Momento do plantio da muda de açaí.

A celebração encerrou-se com a saída recessional dos ministros presentes, culminando com o plantio de uma muda de açaí, no jardim da Catedral Anglicana, em Belém.

Desejamos copiosas bênçãos ao ministério diaconal do agora Rev. Iuri Rogério.

Assessoria de Comunicação

Portal da Com. Evangélica Hesed

¹ BEZERRA, C. A. (2023). A SALVAÇÃO CHEGA PELAS ÁGUAS: o protestantismo em Belém e Manaus no século XIX. Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História20(36), 62–83. https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1071


Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url